Como aproveitar melhor os estudos?

Imagem: Google Images
As férias acabaram e com ela novos desafios começam a aparecer. As crianças que estavam na educação infantil entram num mundo mais disciplinado, que exige maior organização e cobra responsabilidades. Como ajudar os pequenos a aproveitarem melhor os estudos, se organizarem e estudarem sem perder a diversão?

A Jungle Kids tem algumas pequenas dicas que podem fazer toda a diferença:

  1. Combinar com o filhote o melhor horário para realizar tarefas: respeitando o cansaço logo na chegada da escola, a criança se refaz ao tomar uma ducha ou fazer uma refeição leve e pega firme, com ajuda da família? Ou prefere dar uma descansada (tanto se estuda pela manhã quanto à tarde) para depois encarar a lição de casa?
  2. Lembrar que a combinação pode ser revista caso o sistema não funcione pode ser bom. Significa que estão os pais e a criança atentos ao rendimento da atividade.
  3. Tenha revistas, jornais e alguns materiais de pesquisa à disposição para que a criança saiba onde buscar as informações que precisa. Especialmente na educação infantil e nas séries iniciais recortes e colagens são muito solicitados.
  4. Ajudar com a lição de casa é apoiar, ao invés de fazer a lição pela criança. Isso pede paciência e colaboração.
  5. Celebrem as conquistas e aprendizagens. Elas motivam muito a criança a continuar desejando aprender e trocar idéias em casa e na escola.
Que dicas você tem para acrescentar a essa lista? Deixe aqui seu comentário!

1 comentários:

Candice Reichert disse...

Estamos passando por essas midanças esse ano.
A Sabrina acaba de ingressar na 5ª série, junto vem toda aquela preocupação( será que vai acompanhar a turma sendo tão novinha?), mas os primeiros dias estão sendo cheios de novidades. Ela chega super entusiasmada, e cheia de fome. Depois do almoço a combinação é de descanço de 30 minutos, e ela faz os temas, nesse horário o Mic brinca, e depois vem o horário dele fazer os temas, ou estudar ou ler caso não tenha tema. Assim os 2 podem ter uma atenção maior na hora dos estudos em casa. A combinação foi feita junto com eles.